Bernardino Ficarelli

Pintor decorador, Bernardino Ficarelli nasceu a 7 de janeiro de 1887 em Bitetto, província de Bari, Itália. Veio criança para o Brasil. Radicando-se em São Paulo, estudou, no início do século, no Liceu de Artes e Ofícios e iniciou-se no trabalho de decoração como aprendiz de Sebastiano Sparapani.

Em 1909 retornou à Itália, prosseguindo em sua formação. Freqüentou Escolas de Belas Artes da península, entre elas as de Roma e Florença, em cursos de modelo vivo. Durante a I Guerra Mundial, permaneceu um ano nos Estados Unidos.

De volta a São Paulo, estabeleceu-se como pintor decorador, trabalhando sobretudo em residências cujo interior preenchia com composições de gosto eclético. De 1918 a 1921 participou da firma "Frioli & Ficarelli". Contou por vários anos com a colaboração de aprendizes como Volpi e Rebolo.

Nos anos 30, abandonou progressivamente suas decorações, voltando-se para o desenho e a pintura. Reunia amigos e artistas, dentre eles, Volpi, Rebolo, Zanini, Pennacchi, em sua residência na Rua Conselheiro Furtado 987, onde possuia um grande atelier e também, de onde saíam para pintar ao ar livre nos bairros da periferia da cidade, principalmente Casa Verde, Canindé, Tremembé, Tatuapé, sempre às margens do Rio Tietê, que era muito pitoresco com as olarias e chácaras na sua margem.

Nesta amizade discutiam e estudavam arte vendo e revendo a magnífica coleção de gravuras facsímile editadas na Alemanha e os livros sobre os pintores pré-impressionistas e impressionistas pertencentes a Ficarelli.

Estabeleceu seu ateliê no Edifício Santa Helena por volta de 1933, convivendo com estes pintores com tendencias artísticas heterogênias, alguns tiveram sucesso comercial, mas Ficarelli sempre pintou pelo prazer e nunca se preocupou com o lado comercial, o que não o tornou conhecido, porém muito contribuiu na reunião daqueles artistas, que mais tarde foram conhecidos como pertencentes ao "Grupo Santa Helena".

Freqüentou os cursos livres de modelo vivo na Sociedade Paulista de Belas Artes. Realizou a única individual de sua carreira em 1939 (paisagens e estudos de nus) e, nos anos 40, participou de vários Salões Paulistas de Belas Artes, Salões do Sindicato e os da Associação Paulista de Belas Artes. Faleceu em São Paulo a 11 de novembro de 1960.


* Texto extraído do acervo do IEB Instituto de Estudos Brasileiros

Hosted by ADRStudio.com

© Copyright - 2000-2015 ADRStudio.com - All rights reserved.